Detalhe da Obra : LIVROS ALÉM DAS GRADES: o potencial transformador das bibliotecas prisionais. il. Brasília (DF): Unesco Brasil, 2023. il. ISBN 978-92-820-5003-3. Atenciosamente, Ficha:Visualizar MARC:Visualizar Referência/ABNTDublin CoreRegistros relacionados Tipo: E-book Título: Livros além das grades [Recurso Eletrônico] : o potencial transformador das bibliotecas prisionais. il. Responsabilidade: KROLAK, Lisa Autoria Secundária: KROLAK, Lisa, Autor Ano: 2023 Imprenta: Brasília (DF) : Unesco Brasil, 2023 Volume: il. Descrição: il. Idioma: Português Suporte: 57 p. ISBN 978-92-820-5003-3 Assunto: 1. Biblioteca de prisões 2. Penitenciária 3. Regime fechado 4. Regime penitenciário 5. Sistema penitenciário 6. Trabalho penitenciário 7. Bibliotecário 8. Planejamento bibliotecário Documentos: Texto integral: Stream: Download: Notas: Notas Gerais: Título original: Books beyond bars: the transformative potential of prison librariesNota conteúdo: Bibliotecas são espaços comunitários importantes para a aprendizagem ao longo da vida, especialmente em prisões, onde as oportunidades de aprendizagem são limitadas. Oferecer essas oportunidades é crucial, pois, em âmbito mundial, a maioria das pessoas presas teve uma experiência educacional limitada. Na realidade, com frequência, o direito de pessoas presas à educação é negligenciado ou desconsiderado. Essa população raramente faz parte do debate sobre educação, pois estão encarcerados e distantes da vida pública. Ao mesmo tempo, muitos sistemas prisionais no mundo estão em crise, com severa superlotação, altas taxas de reincidência, violência e más condições de encarceramento. Muitas vezes, por trás dessa realidade está a presunção de que o propósito da prisão é meramente punir ou deter. Esta abordagem não apenas é contrária aos compromissos assumidos pelos países de proteger os direitos básicos das pessoas presas, mas também nega os potenciais benefícios sociais e a redução de custos associados à reabilitação de ex-infratores. Como a maioria das pessoas presas voltará a fazer parte da sociedade geral em algum momento, devemos explorar maneiras de melhorar suas condições nas unidades prisionais para garantir sua reintegração social após a libertação. As pessoas presas sofrem discriminação de modo geral, e também na educação. É bem provável que venham de contextos sociais complicados, que tenham tido pouca ou nenhuma experiência educacional e que apresentem dificuldades de leitura e/ou escrita – desproporcionais em relação ao restante da sociedade. O ideal é que o tempo passado na prisão os ajude a continuar a aprender ou a retomar seus estudos, e ofereça a eles a oportunidade de experimentar a alegria de ter acesso a materiais de leitura para sua educação, autorreflexão ou simplesmente recreação. ui-button 0 ui-button 0 Avaliação 0Sua avaliação 001 4074 003 005 230628135400.0 006 007 008 230628s2023#### ##### r # 020__ |a 978-92-820-5003-3 041__ |a 044__ |a 080__ |a 027.6 093__ |a 027.6 |b L788 |c il. 245_0 |a Livros além das grades |b o potencial transformador das bibliotecas prisionais |c KROLAK, Lisa |h Recurso Eletrônico |n il. 260__ |a Brasília (DF) |b Unesco Brasil |c 2023 300__ |b il. 500__ |a Título original: Books beyond bars: the transformative potential of prison libraries 505__ |a Bibliotecas são espaços comunitários importantes para a aprendizagem ao longo da vida, especialmente em prisões, onde as oportunidades de aprendizagem são limitadas. 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